Gorjetas

notasfalsas-m-20100115Ao contrário do Brasil, dar gorjeta nos EUA é esperado na maioria dos estabelecimentos em que você come e também em hotéis. As regras trabalhistas são mais justas a favor dos pobres aqui no Brasil, nos EUA elas favorecem o patrão: em muitos restaurantes garçons e garçonetes ganham menos que o salário mínimo por hora, ou seja, eles estão trabalhando lá só por causa da gorjeta! O mínimo por hora de trabalho nos Estados Unidos é $7.65, mas no Texas por exemplo, trabalhadores que recebem gorjeta são pagos $2.13.

Algumas cadeias de restaurantes populares não permitem aos funcionários coletar gorjeta, entre elas Panera Bread. Se você está com o orçamento limitado, ou é pão-duro mesmo, procure por elas.

Abaixo segue uma regra geral para vocês se basearem e darem a gorjeta certa para cada situação:

Garçons: geralmente a gorjeta varia de 15% a 17% do valor conta. Agora atenção: Se o restaurante for 5 estrelas ou se a mesa for grande, como 6 pessoas pra cima, geralmente é cobrado de 18% a 20% (nesses casos a gorjeta já vem calculada e incluída na conta).

Motoristas de taxi: 15% do valor final da corrida. E nunca deixem menos de 25 centavos em qualquer situação!

Entregador de pizza: De 1 a 2 dólares se o local da entrega for próximo a pizzaria, 2 a 3 dólares se for uma distância maior.

Plastificador de malas no aeroporto: De 1 a 2 dólares por mala.

Carregador de malas: 10 dólares se ele carregar sua bagagem até o quarto ou 5 dólares se ele lhe guiar somente, até o quarto.

Camareira: Para quartos: de $2 a $3. Para suítes: $5. Estes valores devem ser pagos diariamente. Deixe o valor na mesinha, antes de sair. Cada dia é uma camareira diferente, portanto não deixe pra pagar as gorjetas durante o check-out pois fica confuso para o dinheiro ser repasso à pessoa certa, depois.

Entregador de comida no quarto do hotel: 15% do total da conta.

Manobrista: Em média, 2 dólares. Dê o dinheiro assim que o manobrista devolver o carro. Se for um carrão, dê também quando entregar o carro para o manobrista, assim ele terá mais cuidado… em torno de 5 dólares está bom.

See you °o°!

Informações: Estados Unidos para Brasileiros e Tá Flórida.

Foto: Getty Image

Siga-nos no Twitter @disny_2012

Siga-nos no Instagram @disneynv_2012

Anúncios

One thought on “Gorjetas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s